
Os vídeos da apresentação, entitulada “Men Who Stare at Photons”(Homens que Encaram Fótons)1, foram recentemente disponibilizados pela organização do evento, divididos em duas partes.
Na primeira, Radin descreve o trabalho que realiza nos laboratórios do Instituto e argumenta a favor da existência da telepatia, baseado em evidências de pesquisa coletadas em dezenas de universidades e laboratórios durante quase seis décadas de investigações na área. O pesquisador cita ainda algumas das metanálises realizadas sobre o tema e lembra que alguns dos trabalhos chegaram a ser publicados em periódicos de grande relevância, como a Nature e a Science.
A segunda metade da apresentação foca nas pesquisas sobre interação mente e matéria (psicocinese). Nela, o pesquisador descreve alguns dos experimentos realizados com geradores de números aleatórios, e apresenta detalhes dos recentes experimentos exploratórios que realizou com sistemas físicos de dupla fenda, que aparentemente geraram resultados significativos a favor desse tipo de interação.
Os vídeos da conferência, disponíveis apenas em inglês, podem ser acessados aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).
_______________________
1. O título da apresentação é um trocadilho com o filme "The Men Who Stare at Goats", com George Cloney, que conta a história das tentativas do Exército Americano, em conjunto com outros setores governamentais, de criar uma unidade de "combatentes psíquicos".