6 de fevereiro de 2012

Novo experimento aponta para papel da consciência na formação da realidade.

Uma das mais interessantes implicações da física moderna, de acordo com algumas interpretações da mecânica quântica, é a participação do observador no processo de colapso da função de onda.

Essa hipótese, que encontrou respaldo no célebre experimento da dupla fenda, obtém agora um aliado de peso em um conjunto de experimentos recentes realizados pelo engenheiro e psicólogo Dean Radin, pesquisador senior do Instituto de Ciências Noéticas, em conjunto com outros cinco laboratórios independentes.

No novo experimento, uma variação da clássica dupla fenda, e cujo resumo foi recentemente publicado no blog do pesquisador, buscou-se medir a possível influência da atenção focada no colapso da função de onda.

Cada sujeito foi orientado a, aleatoriamente, ora focar sua atenção na dupla fenda, ora focar sua atenção fora do sistema. Ao longo dos seis experimentos, participaram 137 sujeitos em um total de 250 sessões, cada qual constituída por 40 tentativas. Outras 250 sessões de controle foram conduzidas sem que observadores estivessem presentes.

De acordo com as medições obtidas, a razão do padrão de interferência da dupla fenda e única fenda diminuiu de acordo com a hipótese prevista, com um resultado bastante significativo (p = 000000,6).

Foi também observado que a experiência prévia em meditação, bem como alguns fatores de personalidade, relacionaram-se de maneira também significativa à capacidade de perturbar o padrão de interferência observado, levando a crer que o pensamento ordenado de fato possa estar relacionado ao colapso da função de onda.

Os resultados, portanto, aparentam ser consistentes com a interpretação dos fenômenos físicos que leva em conta o papel da consciência. A publicação completa do trabalho está prevista para acontecer em junho no periódico "Physics Essays".

3 comentários:

  1. O Physics Essays não é um periódico respeitado. Ele possui um fator de impacto baixíssimo na comunidade científica. Para se ter uma ideia, a revista Nature possui um fator de impacto em torno de 34. Já o Physics Essays teve em 2002 um fator de impacto de 0,121. Gostaria de ter dados mais recentes, mas podem ter certeza que o fator de impacto continua baixíssimo.

    ResponderExcluir
  2. True. O Physics Essays é um journal de pouco prestígio, com fator de impacto realmente baixo. É um toque pertinente, já fiz a pequena (mas significativa) alteração.

    ResponderExcluir
  3. No futuro estejamos preparados para abraçarmos um novo paradigma da realidade... Não vai adiantar gritar para o papai manter nossas bases e nossos infantis estados de conforto. Aciência é assim ameaçadora as vezes, porém sarcasticamente divertida, hihi...

    ResponderExcluir