22 de março de 2012

Laboratório ligado à USP pesquisa experiências paranormais


Que a chamada "pesquisa psi", nomenclatura pela qual são conhecidos os trabalhos científicos que investigam os fenômenos paranormais, é mal vista no mundo acadêmico, não é segredo para ninguém. Programas oficiais na área são escassos mundo afora e quase inexistentes no Brasil. É por isso que iniciativas como essa, organizada por um grupo ligado à Psicologia, merece sua dose de divulgação. 

Ligado ao Instituto de Psicologia da USP, o Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, coordenado pelo Prof. Wellington Zangari, é um dos pouquíssimos núcleos acadêmicos brasileiros que se propõe a desenvolver estudos e pesquisas transdisciplinares a respeito das experiências consideradas anômalas ou paranormais.

O laboratório conta atualmente com pelo menos dez pesquisadores e aceita a participações de interessados familiarizados com trabalhos científicos, ainda que fora da academia. Alguns de seus projetos mais recentes abordam temas como experiência extra-sensório-motora e até mesmo mediunidade de incorporação.

Zangari, que é pós-doutor pela universidade e desenvolve seus trabalhos nas áreas de Psicologia Social da Religião e Psicologia Anomalística, tem considerável background na área da pesquisa psi. Já passou pelo programa do célebre Rhine Research Center e fez um aperfeiçoamento na Universidade de Virgínia sob orientação do Prof. Carlos Alvarado, um dos mais renomados pesquisadores sobre o tema na atualidade.

Interessados no trabalho do Laboratório podem acessar a página oficial do Inter Psi. Fica também a dica para conferir essa entrevista com Zangari realizada em 2005.

21 de março de 2012

Pesquisa Online investiga a ligação entre fatores de personalidade e percepção extra-sensorial


Os pesquisadores Carlos Alvarado, da Universidade de Virginia, e Christine Simmonds-Moore, da Universidade de West Georgia estão realizando uma pesquisa online para investigar a possível correlação entre fatores de personalidade, experiências sinestésicas (capacidade que alguns indivíduos possuem de experimentar uma percepção sensória que pertença a um sentido diferente) e experiências anômalas, incluídas aqui as percepções extra-sensoriais.

Quem tiver interesse em colaborar pode acessar o questionário, disponível apenas em inglês, aqui nesse site. Qualquer pessoa com mais de dezoito anos pode fazer parte, e o processo de participação não demora mais do que vinte minutos.

De acordo com os organizadores, a privacidade dos usuários estará garantida, pois o banco de dados resultante não relacionará as respostas dadas aos indivíduos que as forneceram. Bom saber!

20 de março de 2012

Associação Mundial de Psiquiatria lança boletim sobre Espiritualidade

O Dr. Alexander Moreira-Almeida é provavelmente a maior autoridade brasileira no estudo científico dos fênomenos ditos espirituais. Doutor em psiquiatria pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado na Duke University, Moreira-Almeida faz parte do board de diretores da Parapsychology Association – a maior e mais importante associação internacional sobre parapsicologia - além de ser o fundador e coordenador do NUPES, o Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde, ligado à UFJF.

No mês passado, a Associação Mundial de Psiquiatria lançou o primeiro número do boletim "Psyche and Spirit", do qual o prof. Alexander é um dos editores. Além de contar com as novidades sobre as pesquisas ligadas à Espiritualidade e Saúde, o newsletter apresenta uma breve resenha de seu mais recente livro, "Explorando as Fronteiras da Relação Mente-Cérebro" (Exploring Frontiers of the Mind-Brain Relationship), lançado no final do ano passado.

O boletim, disponível apenas na língua inglesa, pode ser acessado aqui. Os interessados no tema podem ainda ter acesso às publicações científicas do NUPES, disponíveis  gratuitamente na Biblioteca Virtual em Espiritualidade e Saúde (BVES).