22 de março de 2012

Laboratório ligado à USP pesquisa experiências paranormais


Que a chamada "pesquisa psi", nomenclatura pela qual são conhecidos os trabalhos científicos que investigam os fenômenos paranormais, é mal vista no mundo acadêmico, não é segredo para ninguém. Programas oficiais na área são escassos mundo afora e quase inexistentes no Brasil. É por isso que iniciativas como essa, organizada por um grupo ligado à Psicologia, merece sua dose de divulgação. 

Ligado ao Instituto de Psicologia da USP, o Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, coordenado pelo Prof. Wellington Zangari, é um dos pouquíssimos núcleos acadêmicos brasileiros que se propõe a desenvolver estudos e pesquisas transdisciplinares a respeito das experiências consideradas anômalas ou paranormais.

O laboratório conta atualmente com pelo menos dez pesquisadores e aceita a participações de interessados familiarizados com trabalhos científicos, ainda que fora da academia. Alguns de seus projetos mais recentes abordam temas como experiência extra-sensório-motora e até mesmo mediunidade de incorporação.

Zangari, que é pós-doutor pela universidade e desenvolve seus trabalhos nas áreas de Psicologia Social da Religião e Psicologia Anomalística, tem considerável background na área da pesquisa psi. Já passou pelo programa do célebre Rhine Research Center e fez um aperfeiçoamento na Universidade de Virgínia sob orientação do Prof. Carlos Alvarado, um dos mais renomados pesquisadores sobre o tema na atualidade.

Interessados no trabalho do Laboratório podem acessar a página oficial do Inter Psi. Fica também a dica para conferir essa entrevista com Zangari realizada em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário